Portugus Ingls

O que é Liofilização?

A liofilização ou secagem a frio (freeze dry) é o mais nobre processo de conservação de produtos biológicos conhecido, pois envolve os dois métodos mais confiáveis de conservação, o congelamento e a desidratação.

Sem conservantes ou produtos químicos, é o processo mais adequado para preservar células, enzimas, vacinas, vírus, leveduras, soros, derivados sangüíneos, algas, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

No mundo todo já é muito utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia, bem como para a preservação de flores, documentos e livros antigos, taxidermia de animais, etc.

Para ser liofilizado, o produto deve estar congelado a uma temperatura bem baixa, geralmente abaixo de -30ºC, e depois ser submetido a uma pressão negativa (vácuo), fazendo com que a água dos produtos seja retirada por sublimação, ou seja, passe diretamente do estado sólido para o estado gasoso. O resultado final é um produto com uma estrutura porosa livre de umidade e capaz de ser reconstituída pela simples adição de água.

Desta forma, os produtos liofilizados não sofrem alterações de tamanho, textura, cor, sabor, aroma, teor de vitaminas, sais minerais, proteínas, etc. e, quando conservados adequadamente, mesmo em temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos.

Produtos liofilizados têm baixo peso, – a maioria dos produtos naturais possui mais de 80% de água, se conservam mesmo a temperatura ambiente e, quando reconstituídos, retomam suas propriedades originais como nenhum outro produto desidratado. Muito utilizada no meio farmacêutico e em pesquisas, aos poucos a liofilização ganha espaço na indústria alimentícia e outros segmentos, como na preservação de flores e animais, documentos e livros antigos ou recuperados de enchentes, bancos de ossos e tecidos para implante, probióticos, etc.